25 abril, 2011

O que é podologia?


O termo Podologia origina-se do grego arcaico tendo por prefixo Podos = Pé, Pés e sufixo Logos = tratado, estudo, conhecimento. Formando então Podologia: nome da ciência que trata do estudo dos pés. Podologista/podiatra - termo obviamente com as mesmas origens que designa a pessoa que aplica terapia nos pés, com estudo superior ou técnico - científico adequado em Podologia, aprofundado da anatomia, fisiologia, podopatias e conhecimento biomecânico dos pés.

No decreto de Lei de 1957, com esse regimento a profissão passou a ser regulamentasa e considerada como Atividade afins da medicina. Em 1968, o então Serviço Nacional Fiscalizaçãp de Medicina e Fármacia orgão normativo e fiscalizador a nível federal da área da saúde baixou na Portaria nº 16 de 1968, regulametando a profissão de Pedicure (podólogo).

A Podologia, como ciência, ainda é nova, com isso existem muitos tabus, mitos e desinformações são comuns em relação a esta área. Dia á dia podologos em todo pais se deparam com pacientes apresentando problemas graves nos pés de seus pacientes, causados por descuido ou desconhecimento em relação aos cuidados que se deve ter com seus pés.

Dentro da área de saúde, assim como os médico e dentistas, os podólogos são obrigados a ter o Termo de Responsabilidade.

Podologia é um ramo auxiliar da área da saúde cuja atuação concentra-se na anatomia e fisiologia dos pés. Desenvolve conhecimento biomecânico do tornozelo e dos pés, a fim de compreender a marcha e os problemas que a dificultam, podendo desta forma, implementar tratamento prescrito por profissionais da área médica.

Os podólogos assinam o termo pelo qual nos responsabilizamos pelos serviços prestados em suas cabines. O profissional de qualquer área mais bem sucedido, não são apenas pelo que sabem, mas por sua necessidade insaciável de buscar mais e mais conhecimento.

“A CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO NA ÁREA DE PODOLOGIA, RESIDE NUM ÚNICO FATOR: AMAR A PODOLOGIA.”

 
 
Referências
1- www.podologiabr.com.br
2- www.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário